História

Erebd N/Ne

O Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão Documental- EREBD N/NE, vem sendo realizado desde 1991 com objetivo de discutir, divulgar e socializar a produção acadêmica dos discentes da Região Nordeste e Norte, assim como criar um espaço de discussão política e debate acerca das problemáticas que envolvem as áreas de Ciência da Informação e em especial a de Biblioteconomia e Documentação.

O EREBD é o encontro que consegue agregar o maior número de estudantes na área da Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação realizado na região Norte e Nordeste do país. Nos Vinte anos em que vem sendo realizadas as temáticas tem cumprido um papel importante na ampliação do debate, na troca de experiências e práticas acadêmicas, e na integração entre os estudantes com promovendo discussões, conhecimento e experiências para o melhor aprimoramento da profissão. O evento tem caráter cientifico- técnico e social que visa discutir temas que possibilite a inclusão dos discentes de acordo com a sua temática da Ciência da Informação para a fim de ampliar as reflexões dos alunos do curso tornando-os suas práticas mais ativa, dinâmica, criativas e conscientes no exercício da profissão.

O primeiro regional N/Ne ocorreu em São Luís do Maranhão, no ano de 1991, onde participavam vários alunos que hoje são professores do departamento de Biblioteconomia e bibliotecários do conselho regional. A programação e atividades culturais ocorreram principalmente no Centro Histórico da cidade. A pasta utilizada durante o evento foi produzido com material reciclável.

Este ano o EREBD comemora os seus 20 anos contribuindo para a troca de conhecimentos entre os estudantes e profissionais da área da ciência da informação. Tendo em vista a pertinência e importância da responsabilidade socioambiental acontecerá nos dias 24 a 29 de Abril de 2017 o XX EREBD que será realizado na Universidade Federal do Pará, em Belém do Pará, o coração da Amazônia. Sendo organizado pelo os alunos do curso e pela Faculdade de Biblioteconomia (FABIB) onde visa reunir cerca de 500 participantes, entre estudantes e profissionais dos estados das regiões Norte e Nordeste, assim como de outras regiões que queiram difundir e trocar conhecimentos a partir de um pensamento crítico nas questões sociais e políticas no mundo em que vivemos, dessa forma, com a união do movimento estudantil no contexto dos Cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação das universidades brasileiras que se ressente desse tipo de debate.

Devido ao fato da UFPA estar localizada na região amazônica, tratando-se de uma região estratégica para o Brasil e o mundo, com uma área que ultrapassa as fronteiras nacionais, o encontro irá abordar o tema “Informação para gestão e responsabilidade socioambiental”, que trata de imediato a questão da sustentabilidade, sendo escolhido para ser debatido durante o congresso.

Nesta perspectiva o encontro tem como objetivo discutir a temática proposta subdivida em vários eixos temáticos envolvendo palestras, mesas- redondas, mini-cursos, grupos de estudo, apresentações de trabalhos discentes, painéis expositivos e visitas técnicas que contribuirá para o enriquecimento intelectual, profissional e cultural dos participantes.

Durante esses 20 anos destacaram-se alguns encontros, tais como I EREBD no ano de 1991 na cidade de São Luís do Maranhão, II  EREBD no ano de 1995 na cidade de  Manaus – AM; III na cidade de Recife – PE ano de 1996;

[1]V EREBD– 2002 – João Pessoa – PB; VI EREBD  – 2003 – Fortaleza – CE;  VII  – 2004 – Maceió – AL; VIII – 2005 – São Luiz – MA; IX – 2006 – Natal – RN; X – 2007 – Teresina – PI; XI – 2008 – Fortaleza – CE e XII  – 2009 – Recife – PE.

No ano de 2010 em sua edição XIII, foi realizado na cidade de Belém do Pará, ocorrido entre os dias 18 a 23 de Janeiro na Universidade Federal do Pará, com o tema  “PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL E MEMÓRIA EM BIBLIOTECONOMIA: DOS PRIMÓRDIOS AO CONTEMPORÂNEO”.

No ano de 2011 foi realizado pela terceira o encontro com edição XIV EREBD – na cidade de São Luiz do Maranhão, ocorreu no período de 16 a 22 de Janeiro, realizado na Universidade Federal do Maranhão com a temática “OS NOVOS CAMPOS DA PROFISSÃO DA INFORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE”. Esse encontro teve como proposta de integrar os estudantes das diversas regiões brasileiras, principalmente das regiões Norte e Nordeste, para a difusão, compartilhamento de ideias e relatos de experiências, a fim de tornar a área mais conhecida e fazer com quer a profissão seja mais reconhecida e os futuros profissionais mais conscientes dos problemas que afetam à área.

[1] O encontro de edição IV não encontrou nenhuma informação a respeito do local e temática.

É importante ressaltar que na programação do XIV EREBD fundiu-se a proposta de realização da V Mostra Científica e Cultural de Biblioteconomia, evento organizado anualmente pelo PET de Biblioteconomia e pelo Diretório Acadêmico da UFMA a fim de que a mesma não sofra descontinuidade.

No ano de 2012 ocorreu na cidade de Juazeiro do Norte o encontro de edição XV EREBD entre os dias 15 a 21 de janeiro, sendo realizado na Universidade Federal do Cariri, com o tema “Informação e sociedade: a importância da Biblioteconomia no processo de preservação da memória documental”.

O XVI EREBD ocorreu entre 14 a 20 de Abril, realizado na Universidade Federal da Bahia através do Curso de Biblioteconomia. Sendo o primeiro EREBD sediado na Bahia, pois houve três nacionais nos anos de 1975 com o tema: Currículo nas Escolas de Biblioteconomia: bolsas de trabalho e estágios, arquivos e restauração de documento; em 1983 com o tema: As atuais perspectivas da Biblioteconomia: mercado de trabalho, automação de bibliotecas, currículo; em 2006 como tema: Produção e disseminação do conhecimento científico no contexto discente: desafios e perspectivas. O EREBD teve como tema a Mediação da Informação: práticas e desafios, que propõe a discussão e compartilhamento entre os participantes no que diz respeito aos desafios e perspectivas que permeiam as ações do profissional de Biblioteconomia enquanto facilitadores do acesso e uso da informação, como também do seu tratamento e disseminação para uma valorização e transformação do espaço sociocultural onde está inserido, sendo ela imprescindível para a o exercício da cidadania. O Encontro permitiu reflexões sobre as práticas profissionais nos diversos ambientes de atuação desse profissional executadas na mediação direta ou indireta.

A edição XVII EREBD aconteceu na cidade de Fortaleza no período de 2 a 8 de fevereiro de 2014 sendo realizado na Universidade Federal do Ceara, abordou o tema “ Abordagens Contemporâneas da Ciência da Informação: Tecnologias Sociais, Informação e Cultura”.

O XVIII EREBD  ocorreu na cidade de Sergipe  entre os dias 25 a 31 de janeiro de 2015, abordando o tema “Convergências em CI –  As Tecnologias da Informação e Comunicação e as perspectivas do estudante e profissionais da Informação.

O último EREBD ocorreu na cidade de João Pessoa em janeiro de 2016.

Este slideshow necessita de JavaScript.