Pontos turísticos

Nossa Belém do Pará!

“Cidade das Mangueiras”
“Metrópole da Amazônia”
“Cidade Morena”

CityOfBelem

 

Pontos turísticos e características da cidade.

Montagem_Belém

Do topo, em sentido horário: Teatro da Paz; plantas vitória-régia, no Museu Paraense Emílio Goeldi; vista da cidade a partir da Baía do Guajará; Mercado Ver-o-Peso; e Catedral Metropolitana de Belém.

Porto com o Mercado Ver-o-Peso ao fundo.

800px-Belém_Fishing_port_and_Ver-o-peso_02

7-ver-o-peso

Ponto turístico e cultural da cidade, é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do ver-o-peso abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Foi candidato a uma das 7 Maravilhas do Brasil. Inaugurado em 1901, é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil.

Forte do Castelo

800px-FortePresepio-CCBY

É um dos marcos da fundação da cidade, erguido para defendê-la de invasões. Por isso, estão expostos os canhões originais no pátio interno, sem contar a bela vista para o Rio Guamá e o Mercado Ver-o-Peso, ali pertinho.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês

1024px-Belem-Merces1

Igreja de Nossa Senhora das Mercês, construída no século XVIII, destacando-se no contexto da Cabanagem, na batalha do “Trem de Guerra”.

Memorial da Cabanagem

Memorial_da_Cabanagem

Foi inaugurado em 7 de janeiro de 1985, marcando as comemorações dos 150 anos do movimento que ocorreu na então província do Grão-Pará, durante a época imperial no Brasil. O monumento, projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer e executado pela Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas, tendo a frente o engenheiro Manoel Acácio, foi constituído em estrutura de concreto armado, em um período de quatro meses. À memória da Cabanagem, foi-se erguido um monumento em forma de mão. Nota-se que a “mão fraturada” no monumento (sem o polegar) faz referência a pacificação ocorrida após o término da revolta, onde quem fosse flagrado com arma de fogo, tinha o polegar decepado (direita).

Theatro da Paz

1024px-Belem-TeatroPaz1

Interior do Theatro da Paz

800px-Belem-TeatroPaz3

pontos-turisticos-de-belem-theatro-Luciano-Santa-Brígida

Localizado na Praça da República, o Theatro da Paz é lindo, um dos mais bacanas do Brasil. Construído em 1870, conta com materiais e objetos decorativos trazidos da Europa, como o lustre e as estátuas de bronze francesas e o piso de pedras portuguesas. Tem um tour guiado para quem quiser conhecer o interior do teatro.

Catedral Metropolitana de Belém

Catedral_Metropolitana_de_Belém

A Catedral Metropolitana de Belém ou simplesmente Catedral da Sé é a sede da Arquidiocese de Belém, na cidade de Belém do Pará e parte integrante do complexo histórico e religioso da cidade velha, denominado Feliz Lusitânia.

Mangal das Garças

 

São quase 40.000 m² de área verde, composto por um mirante de 47 metros de altura, viveiro de pássaros, borboletário, loja de plantas e o restaurante Manjar das Garças.

Estação das Docas

belem3

Estao-das-docas290814

O complexo turístico é referência nacional, por oferecer, em um só lugar, opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, com conforto e segurança. À beira da baia do Guajará, 500 metros de extensão voltados para orla comportam três armazéns, distribuídos em 32 mil metros quadrados, e um terminal para embarque e desembarque de passageiros. O armazém 1 foi batizado como Boulevard das Artes – oferta vários produtos como biojoias, roupas e artesanato regional. O armazém 2, é nomeado Boulevard da Gastronomia. E o armazém 3, como Boulevard de Feiras e Exposições. Além disso, o complexo turístico dispõe do Teatro Maria Sylvia Nunes e do Anfiteatro São Pedro Nolasaco. – See more at: http://www.estacaodasdocas.com.br/institucional/sobre/#sthash.9lUbewXp.dpuf

Praça da República

120555_praca-da-republica-640

Serve de palco para eventos culturais diversos.

8wilu11fqui1byq438grsvyom

15

Praça histórica e com belíssimas paisagens, no qual desfruta-se do ar puro, sombreada com diversidade de arvores. Nos domingos costuma-se haver uma grande feira ao ar livre, além de muitas apresentações culturais.

Parque Zoobotânico e Museu Paraense Emilio Goeldi

Enorme área verde em plena região central, o Parque Zoobotânico tem animais como onça-pintada, jacaré-açu, antas, macacos, cutias e lagartos. Ali também fica o Museu Paraense Emílio Goeldi, fundado em 1871.

Casa das Onze Janelas

10

pontos-turisticos-de-belem-casa-janelas-divulgacao

A Casa das Onze Janelas é uma construção histórica, a antiga residência de um senhor de engenho. Hoje, abriga um espaço cultural com obras de artistas como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall. Aproveite para curtir o belo jardim e almoce no restaurante Boteco das Onze.

Bosque Rodrigues Alves

Quase um pedaço da floresta amazônica dentro da cidade com mais de 2 mil espécies da flora amazônica, o Bosque Rodrigues Alves tem ainda um orquidário e viveiro de animais. Dá para percorrer trilhas avistando araras, macacos, jacarés, tartarugas e peixes-boi.